quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Avaliação Processual


UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Faculdade de Artes Visuais

Licenciatura em Artes Visuais









AVALIAÇÃO – VIVÊNCIA ESTÁGIO III











São Simão
2010
Suzimary Martins Corrêa










AVALIAÇÃO – VIVÊNCIA ESTÁGIO III












São Simão
2010
Relatório Final da vivência Estágio Supervisionado III

Na vivência do Estágio Supervisionado III juntamente com a Farmácia e Drogaria Silva proporcionou crescimento e mais integração com a comunidade, pois quando saímos do meio escolar para conhecer a comunidade nos deparamos com diversas situações e assim podemos entender varias acontecimentos com os alunos na sala de aula.
A comunidade em geral participa de muitas atividades sociais como é o caso da Farmácia e Drogaria Silva com seu projeto Bem Estar. Essas atividades promovem a diversidade e o equilíbrio entre as pessoas valorizando assim seu grande valor positivo, ou seja, a autoestima.
A Farmácia e Drogaria Silva exerce sua função dentro da cidade educadora porque um dos seus maiores objetivos é alcançado a cada dia que consta em desenvolver funções como social, política e econômica, o que promove o desenvolvimento daqueles que freqüentam seus espaços.
Ao fazer a integração das disciplinas: Estagio Supervisionado III; Ateliê de Arte e Tecnologia II: Diálogos Intermidiáticos; Ateliê de Poéticas Visuais Contemporâneas e Questões Multiculturais para o Ensino da Arte subsidiaram este processo por meio das atividades propostas dentro do contexto abaixo descrito:
·         Percurso com a caminhada: “estranhamento do familiar”;
·         Escolha da porta de entrada;
·         Etnografia da porta de entrada;
·         Elaboração da proposta de intervenção;
·         Realização da proposta;
·         Avaliação dos resultados.


Percurso com a caminhada: “estranhamento do familiar”

O caminhar pela cidade foi uma experiência nova a partir da noção de “pertubamento” no familiar permitiu um maior discernimento sobre vários aspectos no contexto da cidade que carrega historias e vivências culturais que por meio deste caminhar temos a oportunidade de viver de novo ou conhecer  valores históricos, sociais, culturais, políticos e econômicos os quais consistem em compreender a cidade educativa a partir da sua identidade cultural.
Como foi prazeroso andar e discutir esses momentos, realizar o mapa, às vezes no nosso corre-corre do dia a dia não paramos para perceber o quanto a cidade cresce e nos proporciona experiências e oportunidades novas.

Escolha da porta de entrada

A escolha da porta de entrada foi um momento inusitado. Assim que comecei minha caminhada tinha em mente uma determina pessoa que seria a escolhida. Foi fazendo meu caminhar e com ele foi surgindo novas oportunidades e as duvidas também, pois a cada uma que passava um novo leque. O ambiente de espaços não formais estabelece condições de desenvolver ou realizar ações educativas que seria então a proposta de intervenção pedagógica.
A chegada a Farmácia e Drogaria Silva e o conhecimento de todo projeto não me deixou mais duvidas, pois as pessoas que lá participam oferecem todo um diferencial para a realização da minha intervenção pedagógica. 
Etnografia da porta de entrada
A Farmácia e Drogaria Silva situa-se a Rua Rio Preto, 44 Centro. Quirinópolis-GO. Tem como proprietários Robson da Silva Ferreira e Fabiana Cruz da Silva. Razão Social: Pharmácia Silva Cruz LTDA.
O projeto existe há 04 anos e surgiu da necessidade de retribuir um pouco a confiança e retribuição à sociedade. O mesmo é realizado sem fins lucrativos. Todo projeto é mantido pelos proprietários que não medem esforços para a realização das atividades.

As atividades que são realizadas no recinto têm como objetivo ajudar no bem estar da comunidade que conta com mulheres de todas as idades. São pessoas que procuram a Farmácia para ajudar na dieta alimentar e conhecem os exercícios de ginástica e aeróbica. São senhoras que chegam para comprar o remédio da pressão e acabam aderindo ao projeto.
O projeto é dividido em horários que são selecionados por idade. A terceira idade faz atividades no período matutino com a professora Luciene. E o período vespertino fica por conta da professora Luciane com as mulheres e até algumas crianças que acompanham suas mães, tias ou avós.

Elaboração da proposta de intervenção

A elaboração da proposta pedagógica teve como objetivo principal interagir com materiais diversos edificando uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções.  Assim dentro dessa proposta as pessoas que tivessem disposição que sair de suas casas para ter novas experiências como: Utilizar diferentes materiais no desenho e pintura fazendo a experimentação; Melhorar atitudes pessoais em relação às artes visuais; Valorizar o potencial individual e grupal; Seriam vem-vindas ao projeto.
A partir da decisão sobre a temática da proposta foi fundamental procurar por referências bibliográficas que pudessem dar suporte à elaboração do projeto. Foi aí que surgiu o interesse pelas obras de Giorgio Vasari. Cujo autor dedicou sua vida a pintar interiores de paredes. Assim a proposta foi pintar uma parede do interior da sala de ginástica a fim de alegrar um pouco o ambiente realizando assim os objetivos a cima descritos. 

Realização da proposta

A partir do “Cronograma” estabelecido no projeto, inicia-se a realização. As etapas ocorrem tudo de acordo com o previsto. De inicio Pesquisa, elaboração, conversas, entrevistas e seleção de conteúdos. Depois a organização material, busca de parcerias, reunião expositiva que aconteceu no recinto do 2° andar no término da  aula.
Relatei sobre a influência das cores no nosso meio, conteúdo desenho e pintura e a influência da cor; “O que é o desenho”? Texto que merece destaque, elaborado pela professora formadora – FAV Eliane Maria Chaud que também desenvolveu conceitos sobre a cor e a pintura juntamente com suas técnicas;
Montamos a proposta da pintura no interior da parede do 2° piso da Farmácia e Drogaria Silva seguindo a proposta de Giorgio Vasari que se faz necessário um breve resumo sobre sua vida e obra. E assim estipulamos o horário que seria realizado as aulas. 
O esboço do desenho no papel sulfite não foi possível realizar, pois as idéias foram muitas e então decidimos começar a pintura e assim iam surgindo e as cores nascendo. As aulas foram as quartas e sábados. E como era combinado cada uma poderia interferir na pintura da outra a qualquer momento ou mesmo uma aula depois. Formando assim uma obra coletiva.
Depois de cinco aulas foi concluída a parede. No final foi necessária minha intervenção para o acabamento e finalização da obra, pois pareciam crianças no meio das tintas e a impressão é que não queriam terminar. Foi muito gratificante todos os encontros.  
Avaliação dos resultados

Para avaliar os resultados obtidos dentro das perspectivas propostas é necessário uma atitude reflexiva crítica nas ações que foram efetivadas e concluir que os objetivos atingidos. Os desafios e contratempos ajudaram na aquisição de conhecimentos, competências e vivências.
Na certeza que cumpri todo processo de intervenção pedagógica sinto-me realizada quando ouvi comentários e depoimentos dos integrantes do grupo que declararam a satisfação de participar juntamente das atividades desenvolvidas. Termino meu relatório com um depoimento que me comoveu.

“Já sou uma senhora aposentada e somente agora descobri como é bom pintar, não vou perder mais tempo.”
D. Helena Fátima.

Referências bibliográficas:

Ed. G. Stephen Farthing, tradução de Marcelo Mendes e Paulo Polzonoff Jr. 501 Grandes Artistas. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
Carta das Cidades Educadoras. Proposta Definitiva, Novembro, 2004.
FARINA, Modesto; PEREZ Clotilde; BASTOS Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5° Ed. Revista e ampliada. Ed. Edgar Blucher Ltda. São Paulo, 2006.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte/ Secretaria de Educação Fundamental Brasília: MEC/SEF, 1997.
CHAUD, Eliane Maria. Ateliê de Linguagens Bidimensionais. UFG/FAV – Licenciatura em Artes Visuais: módulo 2. CIAR. CEGRAF/UFG – Goiânia, 2008.
TATIT, Ana; MACHADO, Maria Silva M. 300 Propostas de Artes Visuais. 3° Ed. Edições Loyola. São Paulo, 2006. 




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